terça-feira, 29 de setembro de 2009

Análise de Profissão: Papai Noel


Antes de começar a discutir sobre o Papai Noel, um aviso: se você não é acostumado a descobrir grandes decepções pela internet, e acredita em Papai Noel, não leia este texto. Se mesmo assim, continuar a lendo, é por sua conta e risco.
Papai Noel é uma profissão sazonal, onde os trabalhadores no ramo do Papanoelismo têm seu emprego garantido desde meados de Novembro até o começo de Janeiro, quando seu uniforme é trocado e eles festejam o Santo Reis, tocando pandeiro e tomando todas até o dinheiro que receberam acabar.
Ser Papai Noel não é nada fácil, exige muita paciência e carisma… realmente precisa ter saco, pois o público alvo dos Papais Noéis são as crianças entre 2 e 6 anos. Idade em que as crianças se baseiam em exemplos para formar seu caráter.
Crianças com menos que 2 anos morrem de medo desse monstro barbudo do saco, e ainda assim são forçadas pelos pais a sentarem no colo dessa criatura abominável e verem seus pais se distanciarem para tirar uma foto de lembrança... lembrança de que? De um momento ruim que a criança está passando, sentada no colo de um ser que emite uns Ho-ho-hos parecendo um rádio fora de sintonia e ainda provavelmente com o desodorante vencido? Que Trauma!!!! Ora, esta criança não deve entender o que é uma foto, e muito menos o que é Natal, mas com certeza entende que aquele colo em que se situa não é nada agradável.
Já as crianças com mais de 6 anos já descobriram que o Papai Noel é aquele tio chato que sempre conta as mesmas piadas e está cada ano mais sem graça, ou aquele barbudo que passava bêbado em frente de casa e agora faz esse bico em frente uma loja de eletrodomésticos pra poder tomar uma pinguinha ao final do expediente. As crianças mais velhas já cansaram de ganhar carrinho de plástico e boneca feia e aprenderam que com os pais o presente é mais negócio. Existem também as sabotadoras de Papai Noel, crianças com vontade insaciável de arrancar a barba falsa dos Papais Noéis, que é constrangedor se este não queria revelar que por trás da barba existe um cara legal, e também decepcionante para crianças menores, que ficam totalmente desiludidas.
Traje: O Papai Noel no Brasil deveria trabalhar de camiseta cavada e Bermuda. Passar o final do ano em pleno verão com bota, cinta, gorro e aquela roupa quente não é nem um pouco confortável. O SPNTB - Sindicato dos Papais Noéis Trabalhadores do Brasil já está trabalhando na tropicalização dos trajes de trabalho, mas avisam que as botas de segurança devem continuar devido às crianças sabotadoras de Papais Noéis, que muitas vezes tentam arrancar palavrões dos Papais Noéis, pisando nos calos dos bons velhinhos.

Curso Superior: os Papanoelandos precisam de um diploma que leva 5 anos, para então trabalharem dois meses por ano. Como 5 anos tem 60 meses, eles levam 30 anos para igualarem a experiência profissional ao tempo de estudo.

Mercado de Trabalho: Vasto, inúmeras oportunidades por todo mundo, preferências aos mais experientes e mais próximos ao final de sua vida. Os mais aptos aos cargos são idosos e obesos, mas os que não se enquadratem neste perfil, podem se candidatar a ajudantes de Papai Noel. Para procurar uma oportunidade de emprego, basta falar com o Duende Jorginho dos Recursos Noelanos.

Onde contratar: Não tenho o email do cara do polo norte, mas se quiser saber, basta escrever um blog com a palavra chave Papai Noel e terá uma mensagem do tipo: “Dispomos de Papais Noéis com Barba Natural e Importada para sua festa de Natal, para maiores informações, falar também com o Duende Jorginho, duende_jorginho@live.com: ”
Potenciais em se tornarem Papai Noel:
- Assaltante Domiciliar:
invadem uma casa sem ninguém perceber e com um saco nas costas. Vestem o gorro até a altura do pescoço para cobrir o rosto.
- Lixeiro: correm com botas, usam manga comprida, e saltam com um saco nas costas para acompanhar o trenó, ops… o caminhão de lixo.
- Bombeiro: Apesar de adotar as mesmas cores, os bombeiros preferem usar a mangueira, ao invés do saco.
- Empreendedor: O dono de uma fábrica de pilhas distribui presentes que usarão várias delas antes que o presente seja escondido pelos pais ou quebrado pelas crianças.
- Presidente: Todo mundo vê, mas ninguém acredita. Basta deixar ele crescer mais a barba, pois todo mundo já está de saco cheio dele e de seus “duendes”, que ninguém sabe exatamanete o que eles fazem, mas vivem gerando pacotes, nem sempre ao gosto e tamanho do bolso de seu público alvo.
Já é hora de mandar seu CV para o Duende Jorginho!!! Os processos seletivos começam em Outubro, o resultado dos duentes saem no Hallowenn, e dos Papais Noéis no dia de Finados, mas só serão efetivados os que ainda estiverem vivos!

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Formula 1: Grande Prêmio de Cingapura 2009!!!

Este ano a Fórmula 1 chegou de surpresa, nem esperava ir e no finalzinho conseguimos os ingressos, graças a grandes amigos que temos aqui em Cingapura! Eu confesso que depois do Senna, tinha perdido um pouco da vontade de acompanhar o esporte. Depois tinha me animado um pouco quando o Rubinho foi para a Ferrari, e aí a paciência foi se esgotando aos poucos... nem sempre por culpa dele, é claro. Mas que ele já havia contribuído para minha desmotivação, já havia sim!!!!

O interesse voltou muito quando o Felipe Massa passou a correr pela Ferrari, com chances mais reais de trazer um título novamente para noss país tropical, abençoado por Deus. É claro que acompanhava sempre pela TV ou internet, mas nunca estive presente numa corrida, até o ano passado, quando vi pela primeira vez de perto o que é a Fórmula 1, e ouvi (na maioria das vezes com protetor auricular) o estrondoso ronco dos motores desses carros possantes!!! É realmente impressionante o barulho, que pode ser ouvido a mais de um quilômetro de distância!!

Quanto ao grande prêmio em si, fui aos três dias, e até parecia que o Rubinho teria uma chance legal, quando no sábado, antes do treino classificatório, ele teve que trocar o câmbio.... o que vale nada mais do que 5 posições perdidas. Por melhor que fosse, largaria no máximo em quinto... pra piorar, bateu no último minuto do classificatório e acabou largando em nono. a Pole foi para Hamilton!

No dia da corrida, Hamilton liderou de ponta a ponta e ganhou a prova. Rubinho largou em nono, terminou em sexto, mas perdeu grande chance de terminar em quarto ao deixar o carro morrer no segundo pit stop... isso fez com que seu companheiro da Brawn GP, Button o ultrapassase e consequentemente marcasse mais pontos que o nosso querido Pé de Chinelo! Agora complicou de vez um título para nosso Brasil veronil.


Abaixo segue algumas fotos que consegui tirar... acreditem... é MUUUUIIIITO DIFÍCIL!!!!!! Tirei umas 400 fotos, para salvar umas 20 que ficaram aceitáveis!






quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Paciência - Lenine


"Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma, até quando o corpo pede um pouco mais de alma, a vida não pára...
Enquanto o tempo acelera e pede pressa, eu me recuso, faço hora, vou na valsa, a vida é tão rara...
Enquanto todo mundo espera a cura do mal, e a loucura finge que isso tudo é normal, eu finjo ter paciência...
O mundo vai girando cada vez mais veloz, a gente espera do mundo e o mundo espera de nós um pouco mais de paciência...
Será que é tempo que lhe falta pra perceber? Será que temos esse tempo pra perder? E quem quer saber?A vida é tão rara, tão rara..."