terça-feira, 27 de outubro de 2009

Improvável, Quinta Categoria, CQC!


Este post é dedicado a uma revolução que estamos passando no Brasil, onde os bons humoristas estavam envelhecendo, e agora há uma nova geração de humor de qualidade, e também uma inovação de estilos, que abrange desde um humor inteligente, como o CQC, até o humor simples e improvisado, sem censura, como o programa de TV Quinta Categoria.

Nos teatros a revolução parece maior, fazendo o público brasileiro a se interessar pelo Stand-up Comedy, o humor de cara limpa, onde apenas um palco vazio, um microfone e um comediante geram gargalhadas e crises de riso, ora falando verdades rotineiras, mas de um outro ponto de vista que soa cômico, ora inventando situações, ou criando trocadilhos com o que acontece no mundo atualmente.

Acontece que esta febre está motivando muita gente a se arriscar como comediante, pelo menos para agitar uma festinha, ou para própria diversão entre amigos. Eu, como bom apreciador de comédia, e aquela vontade enrustida de um dia fazer teatro, ou um stand-up, já entrei nessa, tanto no Brasil com meus parentes e amigos, quanto com os amigos daqui de Cingapura.

Eu confesso que me sinto muito bem em fazer esses exercícios de improviso que são feitos pelos Improváveis (Originalmente pelo programa Norte-Americano Whose Line Is it Anyway).

Bom, segue uma breve explicação dos jogos de improvisos (do Improvável e Quinta Categoria):

1) Troca: São escolhidos um lugar e uma situação, 3 ou 4 pessoas jogam, e um é o mestre. A cada vez que o mestre fala "Troca", a última frase dita ou ação tomada deve ser mudada, mudando assim o contexto da história.

2) Só Perguntas: Quatro jogam, conversando dois de cada vez. Só perguntas podem ser feitas nesse jogo, e só é possível responder com outra pergunta. Se vc hesitar, gaguejar ou responder, entra outro jogador.

3) Transforma: É como o Troca, mas cada vez que o Mestre fala "Transforma", os jogadores paralisam, e outro entra para trocar um dos jogadores, continuando a cena com o outro jogador, mudando totalmente o contexto, mas dessa vez aproveitando a posição do jogador que estava em cena anteriormente.

4) Merchant: É como o Troca, mas a cada vez que o Mestre fala "Merchant", o jogador deve fazer uma propaganda da última palavra dita.

5) De A a A: É escolhido um tema, mas a história se prosegue da seguinte maneira: a primeira frase começa com a letra A, a segunda frase de outro participante começa com a letra B, e assim por diante.

6) Coletiva de Imprensa: Esse jogo é fantástico: Uma personalidade é escolhida para anunciar um fato para a imprensa, mas o jogador que concederá a entrevista não sabe o que está anunciando, e nem quem ele é. Cabe aos entrevistadores dar dicas sutis até que o entrevistado saiba o que está falando! Ótimo para jogar entre amigos!

Tem vários outros joguinhos, mas estes são meus preferidos.

Da última vez que fomos ao Brasil, no aniversário da minha irmã Débora, eu e meus amigos "brincamos" de improvável e nos saímos bem! Vejam as fotos abaixo:
Jogo do Troca: Eu e Serjão
Serjão em The Matrix, Eu, Israelzinho e a galera rachando o bico atrás.
Serjão, Israelzinho e eu
Eu e Gabi
Tiaguim e Eu! Acho que eu ia levar uma porrada dele!

Espero que isso continue uma febre no Brasil por muito tempo! Também é uma maneira muito legal de entreter os amigos, sem precisar de um baralho de cartas ou um jogo de tabuleiro para nos divertirmos!

Fizemos este jogo com a família da Dé em Pira e foi muito legal, a Isa é fera no "Só Perguntas". Aqui em Cinga já estamos espalhando essa febre, e tem sido muito divertido!

Ah, uma dica: Pode ser que das primeiras vezes o jogo não saia tão engraçado, mas não desanime, pois logo as pérolas sairão! Já tem gente brincando disso e colocando no Youtube! Quem sabe não faço algo parecido?

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Vamos São Paulo!




ôooooooo.. O Goleirão Voltou! O Rogérião voltouuuu!!!!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Lost Generation - A Geração Perdida



Eu faço parte de uma Geração Perdida
e me recuso a acreditar que
Eu posso mudar o mundo
eu percebo que isto pode ser chocante, mas
“Felicidade vem de dentro”
é uma mentira, e
“o Dinheiro me fará feliz”
Então em 30 anos eu direi aos meus filhos
eles não são as coisas mais importantes na minha vida
Meus empregadores saberão que
Eu tenho minhas prioridades alinhadas porque
o trabalho
é mais importante que
a família
E digo mais,
Em algum lugar no passado
Famílias permaneciam juntas
mas isso não será verdade na minha era
Esta é uma sociedade provisória
Experts me dizem que
daqui 30 anos, estarei celebrando o décimo aniversário do meu divórcio
E eu não aceito que
Eu viverei num lugar de minha própria criação
No futuro
Destruição Ambiental será o normal
Não podemos mais dizer que
Meus amigos e eu preocupamos com esta terra
Será evidente que
Minha geração é apática e sem energia
É idiota presumir que
Há Esperança!

E tudo isso será verdade, a não ser que nossa escolha seja REVERTER isso!

(Agora leia de baixo pra cima, frase por frase)

Tradução por Tiago Costa.
Este texto genial é de Jonathan Reed, original em inglês.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Post Naftalina: Hulk!!!

Essa foto é uma das que mais gosto, de quando eu era pequeno... como sempre fui fascinado pelos super-heróis, o carinho por essa foto é ainda maior... minha mãe pedia pra eu imitar o HULK e assim eu fazia...
E abaixo segue uma foto do Hulk do seriado de TV, que era o que eu me baseava para fazer a interpretação fantástica ao lado!
Agora imagino que o HULK deve ser o super herói que mais deve sofrer com o traje... ele deve ser um infeliz... acha que nenhuma roupa combina com a cor da pele dele, e deve ser por isso que ele tem essas crises nervosas... toda vez ele rasga a própria roupa!!!
Isso sem falar na bermuda que ele usa, que deve apertar os países baixos dele como nunca, após virar o enorme e musculoso montro verde.... ai!! dói só de imaginar... é como se eu usasse hoje aos 31 anos a cuequinha que usei na foto!!!
Considerando isso, acho que o HULK tem razão de ser tão estressado... mas ele só vai deixar de ser assim quando ficar mais maduro.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Caricatura: Galvão Bueno, Ronaldinho Gaúcho, e Gornaldo!


Esse é mais um momento naftalina: Numa das minhas idas para Anápolis, pra visitar meu irmão Paulo e minha cunhadinha Ara, fomos assistir a Seleção Brasileira jogar contra o Peru, em Goiânia, no Serra Dourada!


Antes disso, tenho que confessar que fiz uma faixa pedindo ao Galvão para sermos filmados! E fomos!!!! O transmissão do Jogo terminou com a nossa Faixa e o Galvão agradecendo ao torcedor! Foi engraçado!



Mas o Post foi mais pra mostrar as três caricaturas que tinha feito para o jogo!



terça-feira, 6 de outubro de 2009

Post Naftalina: Banda Larga!!!



Este 23 de Novembro é de 2006, pouco tempo antes de me mudar para Cingapura. Esta é a Banda Larga, anunciando O último "showrrasco", como costumávamos dizer. Da esquerda para direita: Flavitcho (Baixo), Gabriel (Bateria), Peixe (Guitarra Solo), Fernando (Guitarra Base) e eu no vocal!

Bons tempos que era possível reunir pra tocar um pouco com som e tudo amplificado!!!

domingo, 4 de outubro de 2009

Rio 2016 - Olimpíada que será inesquecível!


Foi difícil saber... comemorar ou não as Olimpíadas no Rio? A Copa já não é suficiente? O Pan-2007 já não foi suficiente também?
É claro que ficaríamos felizes em ter uma olimpíadas no Brasil, mas se realmente fossem tratadas com toda seriedade e respeito pelo maior evento esportivo.
Relembrando o Pan-2007, considerada por muitos jornalistas a maior lavagem de dinheiro já feita no fucinho do nosso povo brasileiro, onde só como exemplo, garrafas de água mineral foram declaradas a preço de Wisky importado, dentre outros gastos em construção, reformas, logística, administraçào, que fizeram o custo do Pan multiplicar e ultrapassar o orçamento i inicial, sem sequer aparecer onde os investimentos foram parar.... (é... dificilmente se pode ver o lado de dentro do bolso de um terno). Até o início deste ano, o orçamento final ainda não tinha sido publicado e assustou muita gente, principalmente considerando que o Pan foi feito com DINHEIRO PÚBLICO.
Será que o Brasil agüenta passar por uma Copa e uma Olimpíada num intervalo de dois anos? A resposta é óbvia que SIM, agüenta, mas isso é correto? Vocês acreditam que podemos realizar esses dois eventos com excelência, sem desvio de verba, sem corrupção descarada? Será que conseguimos copiar os modelos dos Estados Unidos, que fizeram a Copa do Mundo de 1994 com dinheiro privado apenas?
Dá um nó na garganta, pois há a vontade de sediar uma Copa e uma Olimpíada, o que é um sonho e um grande acontecimento para nossa geração, e muitos enxergarão por esse lado apenas, mas a realidade pode ser muito dura.
Por isso temos que torcer muito mais para que o dinheiro público não seja tocado, e se tocado, que seja sem corrupção, do que para nossos futuros atletas de 2016, que hoje ainda nem têm seu nome conhecido, e do modo como anda a base do esporte no Brasil (exceto futebol), será sofrível ver nossos atletas... mais uma vez.
Como disse a Dé, relembrando a música que vimos num show the Bossa Nova (BossaCucaNova, aqui em Cingapura)... "Rio, Rio, Rio... rio pra não chorar"

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Zorba Zen

Quero que estejas presente
sozinha em nossa intimidade
me cubras quando latente,
limitas minha liberdade,

Sentir tua maciez
e o quanto tens me apertado
me escondas, me evolva, me abrace
contenha-me, quando empolgado.

A vida é um risco sem ti,
me deixas muito exposto,
tua falta incomoda,
e deixa à mostra outros rastros,

Este pedaço de pano,
moldado e bem custurado,
Tu és a minha cueca,
sem ti eu me sinto pelado.

Se me encontro em tempos ruins,
deixemos que o ar se propague,
se eu te deixar uma marca
te peço que me perdoes,

Tu sabes que és minha cúmplice,
percebes tudo que faço,
me salva nas horas difíceis,
se por acidente me cago,

Este pedaço de pano,
moldado e bem custurado,
Tu és a minha cueca,
sem ti eu me sinto pelado.

Tiago Costa!