terça-feira, 29 de setembro de 2009

Análise de Profissão: Papai Noel


Antes de começar a discutir sobre o Papai Noel, um aviso: se você não é acostumado a descobrir grandes decepções pela internet, e acredita em Papai Noel, não leia este texto. Se mesmo assim, continuar a lendo, é por sua conta e risco.
Papai Noel é uma profissão sazonal, onde os trabalhadores no ramo do Papanoelismo têm seu emprego garantido desde meados de Novembro até o começo de Janeiro, quando seu uniforme é trocado e eles festejam o Santo Reis, tocando pandeiro e tomando todas até o dinheiro que receberam acabar.
Ser Papai Noel não é nada fácil, exige muita paciência e carisma… realmente precisa ter saco, pois o público alvo dos Papais Noéis são as crianças entre 2 e 6 anos. Idade em que as crianças se baseiam em exemplos para formar seu caráter.
Crianças com menos que 2 anos morrem de medo desse monstro barbudo do saco, e ainda assim são forçadas pelos pais a sentarem no colo dessa criatura abominável e verem seus pais se distanciarem para tirar uma foto de lembrança... lembrança de que? De um momento ruim que a criança está passando, sentada no colo de um ser que emite uns Ho-ho-hos parecendo um rádio fora de sintonia e ainda provavelmente com o desodorante vencido? Que Trauma!!!! Ora, esta criança não deve entender o que é uma foto, e muito menos o que é Natal, mas com certeza entende que aquele colo em que se situa não é nada agradável.
Já as crianças com mais de 6 anos já descobriram que o Papai Noel é aquele tio chato que sempre conta as mesmas piadas e está cada ano mais sem graça, ou aquele barbudo que passava bêbado em frente de casa e agora faz esse bico em frente uma loja de eletrodomésticos pra poder tomar uma pinguinha ao final do expediente. As crianças mais velhas já cansaram de ganhar carrinho de plástico e boneca feia e aprenderam que com os pais o presente é mais negócio. Existem também as sabotadoras de Papai Noel, crianças com vontade insaciável de arrancar a barba falsa dos Papais Noéis, que é constrangedor se este não queria revelar que por trás da barba existe um cara legal, e também decepcionante para crianças menores, que ficam totalmente desiludidas.
Traje: O Papai Noel no Brasil deveria trabalhar de camiseta cavada e Bermuda. Passar o final do ano em pleno verão com bota, cinta, gorro e aquela roupa quente não é nem um pouco confortável. O SPNTB - Sindicato dos Papais Noéis Trabalhadores do Brasil já está trabalhando na tropicalização dos trajes de trabalho, mas avisam que as botas de segurança devem continuar devido às crianças sabotadoras de Papais Noéis, que muitas vezes tentam arrancar palavrões dos Papais Noéis, pisando nos calos dos bons velhinhos.

Curso Superior: os Papanoelandos precisam de um diploma que leva 5 anos, para então trabalharem dois meses por ano. Como 5 anos tem 60 meses, eles levam 30 anos para igualarem a experiência profissional ao tempo de estudo.

Mercado de Trabalho: Vasto, inúmeras oportunidades por todo mundo, preferências aos mais experientes e mais próximos ao final de sua vida. Os mais aptos aos cargos são idosos e obesos, mas os que não se enquadratem neste perfil, podem se candidatar a ajudantes de Papai Noel. Para procurar uma oportunidade de emprego, basta falar com o Duende Jorginho dos Recursos Noelanos.

Onde contratar: Não tenho o email do cara do polo norte, mas se quiser saber, basta escrever um blog com a palavra chave Papai Noel e terá uma mensagem do tipo: “Dispomos de Papais Noéis com Barba Natural e Importada para sua festa de Natal, para maiores informações, falar também com o Duende Jorginho, duende_jorginho@live.com: ”
Potenciais em se tornarem Papai Noel:
- Assaltante Domiciliar:
invadem uma casa sem ninguém perceber e com um saco nas costas. Vestem o gorro até a altura do pescoço para cobrir o rosto.
- Lixeiro: correm com botas, usam manga comprida, e saltam com um saco nas costas para acompanhar o trenó, ops… o caminhão de lixo.
- Bombeiro: Apesar de adotar as mesmas cores, os bombeiros preferem usar a mangueira, ao invés do saco.
- Empreendedor: O dono de uma fábrica de pilhas distribui presentes que usarão várias delas antes que o presente seja escondido pelos pais ou quebrado pelas crianças.
- Presidente: Todo mundo vê, mas ninguém acredita. Basta deixar ele crescer mais a barba, pois todo mundo já está de saco cheio dele e de seus “duendes”, que ninguém sabe exatamanete o que eles fazem, mas vivem gerando pacotes, nem sempre ao gosto e tamanho do bolso de seu público alvo.
Já é hora de mandar seu CV para o Duende Jorginho!!! Os processos seletivos começam em Outubro, o resultado dos duentes saem no Hallowenn, e dos Papais Noéis no dia de Finados, mas só serão efetivados os que ainda estiverem vivos!

2 comentários:

Dani Balan disse...

Nossa Ti...quem será esse Jorge...como será que ele veio parar no meu blog? Meda...exclui o comentário na hora!
Engraçadão esse seu post! Passei mal de rir!
Só queria te avisar que aqui em casa a gente já te elegeu como papai noel desse ano! Por isso, pode tratar de achar uma barba natural e importada por aí, viu! Beijo! Outro para a Dé, nossa florzinha querida!

Tiago Carneiro da Costa disse...

Hahaha, pode deixar Dani, vou deixar a barba crescer até o final do ano, e na véspera pinto de branco!!!
Acho que esse Jorge passa o dia procurando blogs que tenham a palavra chave Papai Noel e aproveitam para fazer propaganda... ou ele é realmente o Duende Jorginho!!!