terça-feira, 27 de julho de 2010

Viet Nam

Em Julho de 2008 fomos ao Viet Nam, mas não encontrei nenhum garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones. O que encontramos foi lugares que mostram onde a guerra ocorreu, trânsito, praias de areia amarela, dunas de areia laranja, artesanatos e um povo bem humilde e muito receptivo!

Tinha que apresentar um seminário em Ho Chi Minh e levei a Dé comigo, para fazermos os passeios turísticos nas horas vagas.

Não... não dá para falar que os lugares são lindos, paisagens expetaculares, etc. Mas o fato de estar presente onde grande parte da história da humanidade (ou desumanidade, no caso) ocorreu.


A guerra do Vietnã, que lá é chamada de Guerra Americana por razões óbvias, começou em 1959 e terminou em 1975, com a reunião entre o Vietnã do Norte e do Sul sob um governo Socialista. Dos dois lados morreram entre 3 a 4 milhões de Vietnamitas, e mais 2 milhões de Cambojanos e Laocianos também foram vítimas da guerra e de suas conseqüências. Das tropas Americanas, morreram em torno de 58 mil soldados.

Uma das poucas maneiras que os Vietnamitas tinham para se defender foi o uso de armadilhas feitas com madeira e bambu, e também se escondiam em túneis que dificilmente eram encontrados pelos americanos. Quando os americanos os encontravam, também tinham dificuldade de entrar e caminhar pelos túneis, devido ao tamanho dos americanos, bem maiores que os vietnamitas.

Os Vietnamitas sempre lembram da guerra com muita tristeza, e mesmo assim são pessoas que sempre tratam bem os estrangeiros, inclusive americanos.

O Lugar que visitamos os túneis chama-se "Cu Chi Tunnels". Me aventurei a entrar numa das entradas preservadas no tamanho original para caminhar alguns metros e sair bufando do outro lado do túnel. Realmente foi complicado acompanhar o guia, que corria pelo túnel, enquanto a gente só conseguia engatinhar. Na foto abaixo, estou atrás dessa senhora de buzanfa avantajada que soltou pelo menos duas bufas na minha cara enquanto engatinhava nos túneis!

Ficamos alguns dias em Ho Chi Minh, capital do Vietnã, antiga Saigon. Cidade de trânsido caótico, inúmeras motocicletas

Depois fomos para Vung Tao, onde fizemos outro seminário. A praia de lá é bem parecida com algumas praias mais comuns do Brasil sem nada de exuberante.

Emendamos o final de semana e fomos para Mui Ne, onde estão as praias com várias pousadas para todos os gostos e preços, e ficamos em uma pousadinha bem simples, mas muito bonita e com uma comida ótima!

 Alíás, foi difícil achar algum lugar no Vietnã que a comida não era ótima! heheheh!

Também visitamos as Dunas de Areia Laranja, localizadas a uma hora de Mui Ne! Estava muuuito quente nesse dia, e o carro que levava a gente para as Dunas quebrou!

Enfim, aproveitamos muito essa viagem improvisada a um país que não pensaríamos em visitar, se não fosse a proximidade de Cingapura, e a oportunidade!

3 comentários:

Anônimo disse...

olha que legal que os meus ios são... viajam e ne me avisam!!! valeu... ja que é assim vou entara sempre aqui... =) bjus isinha ou isa tkm hauhauh

Anônimo disse...

olha que legal que os meus tios são... viajam e nem me avisam!!! valeu... ja que é assim vou entar sempre aqui... =) bjus isinha ou isa tkm hauhauh .... desculpe mandar de novo é q aquele estava com alguns erros na escrita... faltavam letras! hauhaua

Tiago Carneiro da Costa disse...

Hehehe Isa, jaja tem mais post! Viajamos de novo, hauaauhauha