domingo, 4 de outubro de 2009

Rio 2016 - Olimpíada que será inesquecível!


Foi difícil saber... comemorar ou não as Olimpíadas no Rio? A Copa já não é suficiente? O Pan-2007 já não foi suficiente também?
É claro que ficaríamos felizes em ter uma olimpíadas no Brasil, mas se realmente fossem tratadas com toda seriedade e respeito pelo maior evento esportivo.
Relembrando o Pan-2007, considerada por muitos jornalistas a maior lavagem de dinheiro já feita no fucinho do nosso povo brasileiro, onde só como exemplo, garrafas de água mineral foram declaradas a preço de Wisky importado, dentre outros gastos em construção, reformas, logística, administraçào, que fizeram o custo do Pan multiplicar e ultrapassar o orçamento i inicial, sem sequer aparecer onde os investimentos foram parar.... (é... dificilmente se pode ver o lado de dentro do bolso de um terno). Até o início deste ano, o orçamento final ainda não tinha sido publicado e assustou muita gente, principalmente considerando que o Pan foi feito com DINHEIRO PÚBLICO.
Será que o Brasil agüenta passar por uma Copa e uma Olimpíada num intervalo de dois anos? A resposta é óbvia que SIM, agüenta, mas isso é correto? Vocês acreditam que podemos realizar esses dois eventos com excelência, sem desvio de verba, sem corrupção descarada? Será que conseguimos copiar os modelos dos Estados Unidos, que fizeram a Copa do Mundo de 1994 com dinheiro privado apenas?
Dá um nó na garganta, pois há a vontade de sediar uma Copa e uma Olimpíada, o que é um sonho e um grande acontecimento para nossa geração, e muitos enxergarão por esse lado apenas, mas a realidade pode ser muito dura.
Por isso temos que torcer muito mais para que o dinheiro público não seja tocado, e se tocado, que seja sem corrupção, do que para nossos futuros atletas de 2016, que hoje ainda nem têm seu nome conhecido, e do modo como anda a base do esporte no Brasil (exceto futebol), será sofrível ver nossos atletas... mais uma vez.
Como disse a Dé, relembrando a música que vimos num show the Bossa Nova (BossaCucaNova, aqui em Cingapura)... "Rio, Rio, Rio... rio pra não chorar"

Um comentário:

Anônimo disse...

Pois é Tiago esse é um lado que infelizmente o Brasil sempre pecou e sempre vai pecar, a nao ser que a coisa mude um dia, mas eu sinceramente ja perdi as esperanças, acho que será bom o Brasil sediar os dois eventos esportivos mais importantes do planeta em um intervalo tao curto, ou vamos fazer bonito ou vai ser uma vergonha, que nunca será esquecida, é a chance que o Rio terá para se transformar em uma cidade novamente, so vamos ver quem vai pagar a conta!!! A nova CPMF tá vindo ai!! Quem sabe nao criem algo semelhante para as olimpiadas!!!

Oscar