terça-feira, 27 de outubro de 2009

Improvável, Quinta Categoria, CQC!


Este post é dedicado a uma revolução que estamos passando no Brasil, onde os bons humoristas estavam envelhecendo, e agora há uma nova geração de humor de qualidade, e também uma inovação de estilos, que abrange desde um humor inteligente, como o CQC, até o humor simples e improvisado, sem censura, como o programa de TV Quinta Categoria.

Nos teatros a revolução parece maior, fazendo o público brasileiro a se interessar pelo Stand-up Comedy, o humor de cara limpa, onde apenas um palco vazio, um microfone e um comediante geram gargalhadas e crises de riso, ora falando verdades rotineiras, mas de um outro ponto de vista que soa cômico, ora inventando situações, ou criando trocadilhos com o que acontece no mundo atualmente.

Acontece que esta febre está motivando muita gente a se arriscar como comediante, pelo menos para agitar uma festinha, ou para própria diversão entre amigos. Eu, como bom apreciador de comédia, e aquela vontade enrustida de um dia fazer teatro, ou um stand-up, já entrei nessa, tanto no Brasil com meus parentes e amigos, quanto com os amigos daqui de Cingapura.

Eu confesso que me sinto muito bem em fazer esses exercícios de improviso que são feitos pelos Improváveis (Originalmente pelo programa Norte-Americano Whose Line Is it Anyway).

Bom, segue uma breve explicação dos jogos de improvisos (do Improvável e Quinta Categoria):

1) Troca: São escolhidos um lugar e uma situação, 3 ou 4 pessoas jogam, e um é o mestre. A cada vez que o mestre fala "Troca", a última frase dita ou ação tomada deve ser mudada, mudando assim o contexto da história.

2) Só Perguntas: Quatro jogam, conversando dois de cada vez. Só perguntas podem ser feitas nesse jogo, e só é possível responder com outra pergunta. Se vc hesitar, gaguejar ou responder, entra outro jogador.

3) Transforma: É como o Troca, mas cada vez que o Mestre fala "Transforma", os jogadores paralisam, e outro entra para trocar um dos jogadores, continuando a cena com o outro jogador, mudando totalmente o contexto, mas dessa vez aproveitando a posição do jogador que estava em cena anteriormente.

4) Merchant: É como o Troca, mas a cada vez que o Mestre fala "Merchant", o jogador deve fazer uma propaganda da última palavra dita.

5) De A a A: É escolhido um tema, mas a história se prosegue da seguinte maneira: a primeira frase começa com a letra A, a segunda frase de outro participante começa com a letra B, e assim por diante.

6) Coletiva de Imprensa: Esse jogo é fantástico: Uma personalidade é escolhida para anunciar um fato para a imprensa, mas o jogador que concederá a entrevista não sabe o que está anunciando, e nem quem ele é. Cabe aos entrevistadores dar dicas sutis até que o entrevistado saiba o que está falando! Ótimo para jogar entre amigos!

Tem vários outros joguinhos, mas estes são meus preferidos.

Da última vez que fomos ao Brasil, no aniversário da minha irmã Débora, eu e meus amigos "brincamos" de improvável e nos saímos bem! Vejam as fotos abaixo:
Jogo do Troca: Eu e Serjão
Serjão em The Matrix, Eu, Israelzinho e a galera rachando o bico atrás.
Serjão, Israelzinho e eu
Eu e Gabi
Tiaguim e Eu! Acho que eu ia levar uma porrada dele!

Espero que isso continue uma febre no Brasil por muito tempo! Também é uma maneira muito legal de entreter os amigos, sem precisar de um baralho de cartas ou um jogo de tabuleiro para nos divertirmos!

Fizemos este jogo com a família da Dé em Pira e foi muito legal, a Isa é fera no "Só Perguntas". Aqui em Cinga já estamos espalhando essa febre, e tem sido muito divertido!

Ah, uma dica: Pode ser que das primeiras vezes o jogo não saia tão engraçado, mas não desanime, pois logo as pérolas sairão! Já tem gente brincando disso e colocando no Youtube! Quem sabe não faço algo parecido?

Um comentário:

Michela Cotian disse...

Poxa Bode, já dei risada só de imaginar essas cenas... sou sua fã!
Ficarei esperando um video seu no you tube!
beijos